III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, outubro 26, 2012

Apagão deixou mais de 53 milhões às escuras por quase cinco horas



718de4c40f6493d4a4904551c248ee22.jpg
O apagão pode ter sido causado por um incêndio num dos equipamentos do sistema, em Tocantins
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
NE10
Todos os estados do Nordeste ficaram às escuras por quase cinco horas, na madrugada desta sexta-feira (26), atingindo mais de 53 milhões pessoas. O sistema de energia elétrica só foi totalmente restabelecido por volta das 4h da manhã. A falta de energia teve início às 23h14 dessa quinta (25) e também atingiu parte da região Norte - 77% dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão ficaram sem luz.

"Assim que recebemos a informação (da falta de energia), acionamos o sistema para restabelecer a energia", explicou Mozart Bandeira, diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Até as 3h30 da madrugada, o abastecimento elétrico de 1/4 da região Nordeste já havia sido normalizado segundo a Chesf.

Na manhã desta sexta (26), o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, declarou que o apagão pode ter sido causado por um incêndio num dos equipamentos do sistema. O incêndio, segundo o diretor do ONS, foi numa chave seccionadora de um capacitor série do circuito dois da linha de transmissão de 500KV entre as subestações de Colinas, no Tocantins, e de Imperatriz, no Maranhão.
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Mais detalhes sobre as causas do apagão serão divulgadas durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento de Setor Elétrico. O encontro acontece em Brasília ainda nesta sexta-feira (26). "Acredito que o problema pode ter sido provocado mesmo nas instalações de Tocantins, já que a Chesf não identificou nenhum problema nas suas estações. Dependendo da queda de energia, outros sistemas são facilmente atingidos", explicou Mozart Bandeira, que irá também participar da reunião do Comitê.