III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Arcoverde (PE) troca quadro negro por lousas digitais


Agência CNM

Pref. Arcoverde (PE)Pref. Arcoverde (PE)Trocar o quadro negro e o giz por lousas digitais faz de Arcoverde, Município do interior de Pernambuco, um exemplo a ser seguido. A volta às aulas para alguns dos alunos de Arcoverde teve um gosto especial, pois em vez da antiga ferramenta de trabalho dos professores, eles encontraram tecnologia, que segundo a expectativa do governo municipal, vai melhorar a qualidade da educação local. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca essa iniciativa.
O secretário da Educação de Arcoverde, Kerley Lafayette, contou à Agência CNMcomo o projeto das lousas se tornou realidade e quais as metas para o atual do governo, da prefeita Manuela Britto. A ideia das lousas surgiu depois que eles souberam que este material era utilizado em alguns Municípios paulistas. A prefeitura procurou os fornecedores, fez o processo licitatório, o treinamento dos professores e adquiriu 30 lousas digitais.
Do total de lousas, 15 estão instaladas e em funcionamento, as outras 15 estão na sede da secretaria e devem ser instaladas em breve. Para a aquisição dessa tecnologia, o investimento foi de quase R$ 500 mil. Tudo verba municipal. Nem um outro governo participa desse projeto, nomeado como Escola do Futuro.
O investimento, segundo Lafayette, deve crescer e até o final do mandato da prefeita Manuela, em 2016, todas as salas de aula devem ter uma lousa digital. Arcoverde possui 35 escolas, contando com as da zona rural. Apesar de ainda não contemplar todas as unidades públicas, o projeto faz do Município, o único no interior de Pernambuco a ter lousas digitais nas salas de aula.
Inúmeros benefícios e resultados
A ideia de aposentar o quadro negro traz benefícios não só na educação dos alunos, como também na saúde dos professores. A utilização de giz pode causar problemas reparatórios e alergias, além da sujeira do pó. Agora, os profissionais comemoram. “A resposta foi a melhor possível. Os professores estão encantados”, celebra o secretário.
Com as lousas, as aulas ficam mais interativas. É possível apresentar slides e mostrar imagens e vídeos aos estudantes, além de escrever com várias fontes e cores. O professor usa uma caneta especial para escrever na tela. Os alunos também apresentam melhorias na participação e, consequentemente, no aprendizado. “Se a gente consegue encantar o professor, então a reposta do aluno é imediata. A gente quer ver um dia eles lá no lugar do professor repassando o aprendizado”.
A prefeitura de Arcoverde espera que o investimento reflita nas notas da Prova Brasil, usada como medidor da qualidade do ensino no Brasil e aplicada pelo Ministério da Educação (MEC). “Nossos planejamento é para resultados de médio e longo prazo”, explica Lafayette. Realmente, uma boa prática a ser seguida, considera a CNM.