III Edição do Forró na Chácara em Vicência!

III Edição do Forró na Chácara em Vicência!
Chácara Dornelas - 04 de Maio - 22 horas!

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Cores e irreverência da farra dos Papangus agitam Bezerros


Brincadeira teria surgido no ano de 1881 quando mascarados saiam para comer angu

BELISA PARENTE, com informações de RENATA COUTINHO - Folha de Pernambuco
André Nery

Papangus de Bezerros são destaque do carnaval no Agreste do Estado
Inúmeros foliões pegaram a BR-232 para curtir o domingo de Carnaval em Bezerros, cidade do Agreste pernambucano. Localizada a 107 quilômetros do Recife, a famosa Terra dos Papangus deve receber mais de 300 mil foliões. Durante todo o carnaval, os papangus irão desfilar animados por blocos e agremiações carnavalescas, além dos shows de Geraldinho Lins, Spok, Silvério Pessoa, Claudionor Germano, Patusco, Elba Ramalho e Alceu Valença. 

O secretário de turismo do estado, Alberto Feitosa, presente na festa, comentou sobre a diversidade cultural de Pernambuco e ressaltou que os Papangus de Bezerros enriquecem a multiculturalidade do nosso Carnaval. Sobre o Galo da Madrugada, o secretário fez um balanço positivo e afirmou que até às 15h do último sábado (09) foram registradas apenas três mortes, entre elas, uma provocada por um acidente. 

“O pernambucano está adquirindo uma responsabilidade pela segurança no Carnaval, ele está indo brincar em paz”, comentou animado. Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, chegou por volta das 12h na festa e comentou os números da segurança pública. "Na série histórica, Pernambuco teve o Sábado de Carnaval mais tranquilo dos últimos anos", afirmou.

HISTÓRIA
Há inúmeras versões sobre a origem desses personagens do folclore nordestino, no entanto, de acordo com o pesquisador Ronaldo J. Souto Maior, a origem dos Papangus de Bezerros é de 1881. A brincadeira teria surgido quando as famílias dos senhores de engenhos saiam mascarados e mal vestidos para comer angu nas casas dos amigos. As crianças se impressionaram com esse costume e passaram a chamar os mascarados de papa-angu.