quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Governo usa Cordel para ensinar noções de Defesa Civil a estudantes de Palmares


A aula faz parte do programa “Defesa Civil nas Escolas” que a Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe, começa a desenvolver com alunos que estudam em escolas situadas em áreas de risco.

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª Série) do Ginásio Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro, em Palmares, terão uma aula diferente nesta quinta-feira (27). Eles receberão noções de Proteção e Defesa Civil, como preservação ambiental e prevenção de desastres. A aula será das 10h30 às 12h e faz parte do programa “Defesa Civil nas Escolas” que a Secretaria da Casa Militar, através da Codecipe, começa a desenvolver com alunos que estudam em escolas situadas em áreas de risco. A aula terá a participação de coordenadores e agentes de Defesa Civil de 21 municípios da Zona da Mata Sul que estão fazendo o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC), promovido pela Casa Militar, em Palmares. O objetivo é envolver a comunidade nas ações de prevenção e, ao mesmo tempo, mostrar aos municípios como elaborar campanhas educativas com a população.

De acordo com o Capitão bombeiro Wladimir De Paula, que ministra esse módulo do curso, a aula usará como recurso a apresentação do Cordel, “Toda Cidade Nasce de um Rio”, com texto  de autoria dele e ilustração de Marcus Asbarr.  Os versos falam da importância do rio e da necessidade da população preservá-lo. A dinâmica da aula com as crianças, que estão na faixa etária de 10 a 12 anos, é apresentar o cordel e pedir que os estudantes interpretem a estória através de desenhos. Os agentes de Defesa Civil que estão fazendo o curso atuarão como facilitadores. “Vamos nos reportar às enchentes de 2010 para mostrar que ações simples como não jogar lixo nos rios, limpar as margens e não construir moradias em áreas de preservação ambiental, podem evitar novos desastres”, comenta De Paula.

Para o Secretário da Casa Militar, Mário Cavalcanti a ação é importante porque envolve a comunidade e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. “Desenvolver um trabalho específico com crianças e adolescentes é um objetivo antigo nosso porque são mais receptivos à novas atitudes. Eles têm um poder de absorção grande e multiplicam a informação para a família e amigos com mais facilidade”, explica.

O Ginásio Municipal Fernando Augusto Pinto Ribeiro fica no centro de Palmares, próximo ao Cine Teatro Apolo. Em 2010, o prédio da escola foi parcialmente destruído pela enchente do Rio Una.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Estado, o Ten. Cel. Cássio Sinomar, “A preparação é de grande importância para que a Defesa Civil de cada município saiba conscientizar a população sobre os riscos que existem em determinadas áreas, e como agir em situações adversas”.


Governo do Estado faz prevenção para período de chuvas

A Secretaria da Casa Militar programou sete cursos desse tipo, um para cada região, abrangendo todos os 184 municípios. Além desse primeiro grupo, na Mata Sul, haverá um para a Mata Norte, outro para a RMR, dois para os municípios do Agreste e dois para o Sertão. Segundo o Secretário Mário Cavalcanti, o objetivo é prevenir os desastres, e minimizar as causas e efeitos dos eventos adversos. Desde as enchentes ocorridas em 2010, O Governo do Estado já capacitou mais de 700 agentes de Defesa Civil de diversos municípios. Além das atividades programadas estão incluídas visitas nas áreas afetadas pelo desastre de 2010 e também locais que serviram de abrigos.

Além dos cursos, a Secretaria da Casa Militar desenvolve outras ações reunidas na Operação Inverno, como a reedição do Manual de Prevenção a Desastres, o serviço de alerta SMS e as campanhas educativas. “Estamos entrando na quadra chuvosa (meses de chuva) da Zona da Mata e RMR, por isso estamos reforçando as ações de prevenção, É importante estar atento e articulado com os municípios”, explica o secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti. E complementa “A Operação Inverno não acontece só na fase das chuvas, o planejamento das ações e criação de grupos de trabalho, envolvem meses. Criamos uma Força Tarefa que pode ser deslocada para qualquer município sempre que houver necessidade”.
Neste primeiro curso participam os coordenadores e agentes municipais de Defesa Civil dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

TRECHO DO CORDEL “Toda Cidade Nasce de um Rio”

Existe gente reclamando
Pois quando o rio se revolta
Transborda e sai levando
Tudo que existe em sua volta
Quem pensou junto comigo
Minha amiga ou meu amigo
De maneira clara e rasa
Facilmente concluiu
Que a casa invadiu o rio
E não o rio invadiu a casa


Assessoria de Imprensa
Fábia Gomes
SECRETARIA DA CASA MILITAR