Ocampeão José Aldo Jr (foto: AP) confirmou o favoritismo e derrotou Frankie Edgar por decisão unânime no combate principal do UFC 156 (49-46, 49-46, 48-47).
O atleta da Nova União minou o americano com jabs certeiros e chutes nas pernas nos três primeiros rounds, mas o americano cresceu na disputa e equilibrou a luta no 4º e 5º rounds.
Aldo defendeu a maioria das quedas de Frankie, e quando foi levado ao chão conseguiu reerguer-se imediatamente sem dar chance ao lutador da Almeida BJJ. Em pé o talento de Scarface predominou e ele impôs a variação de golpes que o diferencia dos demais pesos pena do mundo.
Em seu discurso logo após a confirmação da vitória, José agradeceu aos companheiros de equipe pela a ajuda no corte de peso e dedicou a apresentação às vítimas do incêndio da boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em entrevista ao canal Combate, ele deixou a possibilidade de mudar de categoria nas mãos do técnico André Pederneiras.
Na co-luta principal, Rogério Nogueira provou que a preparação realizada com o treinador de wrestling de Georges Saint Pierre surtiu efeito. Minotouro começou tímido mas passou a dominar o americano a partir do segundo assalto e seu boxe prevaleceu, garantindo-lhe a vitória por decisão unânime.
Antonio Silva (foto: AP) enfrentou o rival Alistair Overrem e passou por momentos difíceis no segundo round, após ter sido derrotado nos cinco minutos iniciais. Pezão ficou boa parte da luta por baixo e entrou no round final em desvantagem de pontos. Só restava ao paraibano vencer por nocaute ou finalização e foi o que ele fez ao conectar um chute alto, dois uppers e uma sequência de cruzados que demoliram The Reem.
O atleta da Team Nogueira iniciou como azarão e chocou o mundo pela segunda vez em sua carreira. Ele já havia vencido Fedor Emelianenko no Strikeforce, na primeira rodada do grand prix dos pesos pesados. Bigfoot Silva nocauteou o holandês e o impediu de disputar o cinturão da categoria.
Demian Maia anulou Jon Fitch com um jiu-jitsu eficiente e jogo de quedas que surpreendeu o wrestler. O paulista venceu a terceira luta nos meio médios com autoridade e se coloca entre os principais competidores da categoria em que Georges ST. Pierre reina absoluto.
Com exceção de Aldo, os demais brasileiros eram apontados como azarões nas casas de aposta. A noite só não foi perfeita porque Gleison Tibau perdeu para Evan Dunham por decisão dividida. O manauara ganhou o prêmio de melhor luta da noite e somou cinquanta mil dólares à sua bolsa de pagamento, mesma quantia recebida por Pezão, que faturou o prêmio de melhor nocaute do evento.Terra Magazine - Bob Fernandes