domingo, fevereiro 26, 2017

CARNAVAL DOS ESTUDANTES EM VICÊNCIA-PE - 38 ANOS DE FOLIA E TRADIÇÃO

Resgatar as tradições e valorizar a cultura, faz parte do trabalho pedagógico dentro do ensino-aprendizagem , da SME-Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Vicência-PE. O Carnaval dos Estudantes em Vicência-PE, chegou ao seu 38º Ano de Folia e Tradição. 
A SME, reuniu no início de fevereiro, gestores e representantes das escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, para discutirem a programação. 
Daí veio a sugestão de homenagear o professor aposentado Luiz Carlos Vieira de Vasconcelos(ex-diretor do CERu), organizador com todos os professores do evento e a auxiliar de serviços gerais aposentada, Severina Cruz, conhecida por Biu Detalhe( 1ª porta estandarte), sendo os dois pioneiros do Carnaval dos Estudantes(23/02/1979). 
As escolas trabalharam a cultura do frevo e do maracatu destacando a origem do Carnaval dos Estudantes em Vicência-PE. A SME, em parceria com as unidades escolares e todos os profissionais, conseguiram mobilizar a comunidade escolar e resgataram a saída do CERU. 
Na concentração o reencontro de professores e alunos que vivenciaram os momentos marcantes dessa história. 
" Muito bonito e bem organizado. todos estão de parabéns pela festa. Se torna gratificante poder sentir esse clima de harmonia entre profissionais de educação, alunos e comunidade escolar", mencionou a Gestora da GRE-Mata Norte, Edivânia Arcanjo. Alas com rei e rainha, passistas, maracatu, carro alegórico, traziam o brilho da festa.  A Orquestra 15 de Novembro comandou o arrastão. 
A cada rua que a folia passava, aumentava o número de foliões e admiradores. Pode não ter sido unanimidade, mas as pessoas comentavam o encanto de pode assistir e participar do resgate do carnaval dos estudantes saindo do CERU. A Av. Estefânia Carneiro vivenciou tempos de outrora.
No Ginásio de Esportes Amaury Pedrosa, a festa continuou com a homenagem a Luiz Carlos e Biu Detalhe. 
" Obrigado a todos que ajudaram para realização do Carnaval dos Estudantes. Destaco o empenho da unidades escolares e seus profissionais, porque desde o início do mês, vem realizando seus trabalhos de pesquisas, visitas e confecções de acessórios no resgate e valorização da cultura do reinado de momo. Ao prefeito Guiga Nunes, nossos agradecimentos pela confiança. Todos os profissionais de educação do município da rede municipal, particular e estadual, parabéns pelo excelente desempenho e participação.", citou a Secretária de Educação e Esportes, Eliane Silveira. 
No Ginásio de Esportes Amaury Pedrosa o som continuou com Stevenys e Cia, Mc Alisson Troinha e Nando e a Galera. O prefeito Guiga Nunes, a primeira dama Meire Nunes e Drª Fátima Nunes(mãe do prefeito), estiveram presentes.
O deputado estadual Antonio Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores Josenildo Amorim e os vereadores professor Sandrão, Éder do Detran, Gerson Neinho, Irmão Francisco, Samuel da Banana, Neco Epaminondas, Jorge da Chã do Fogo, Moisés da Usina e os secretários Humberto Santana, João Costa e Valéria Queiroga prestigiaram o evento. A folia contou com a participação da Polícia Militar, Guardas Municipais, Bombeiros Civis e equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A SME, distribuiu água, refrigerantes e lanche para todos.